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 Tópico sobre shmups

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granizo
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MensagemAssunto: Tópico sobre shmups   Sab 06 Set 2008, 01:48

Achei que seria uma boa criar um tópico pra discutir outros jogos além da série Touhou, então...
Recomende, comente, critique, compare, e diga o que mais for sobre jogos de nave. Contanto que tenha alguma coisa voando na tela e desviando de balas, tá valendo. :P

Começando com o já citado Mars Matrix:



Pra quem não conhece, é um jogo cheio de idéias interessantes:

- O jogo utiliza apenas um botão para todas as funções - atirar, usar bomba, capturar balas e disparar o canhão especial da nave.
- Sua nave não "tromba" com os inimigos. Suas únicas preocupações durante todo o jogo são as balas, o que te dá uma liberdade de movimento muito maior que os outros jogos por aí.
- Sua nave "sobe de nível" de acordo com sua pontuação, tornando um score bom algo muito mais interessante.
- Sua nave possui uma função especial de capturar as balas do inimigo para arremessá-las de volta, o que também transforma-as em pontos.

Desenvolvido pelo povo da Takumi para a Capcom, esse jogo ficou muito famoso tempos atrás por sua alta dificuldade e mecanismos de jogo fora do comum. Apesar de ter um grave defeito (pros fãs de shmups, ao menos), que era o score máximo muito baixo e fácil de alcançar pro jogadores mais avançados, o jogo conseguiu uma legião de fãs e permanece como um dos shmups mais bem conceituados até hoje.

Alguém aí tem algo a acrescentar? :study:
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Bini
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 06 Set 2008, 14:14

Ba, apesar de nuinca ter jogado, já ouvi falar muito do Mars Matrix. Vou dar uma olhada ^^

Aproveitando, tenho dois shmups bem legais, bem famosos até:

Clean Asia: (Não tem nenhum video bom no Youtube)
É um jogo bem peculiar, à primeira vista não parece ser muito legal, mas experimenta joga rum pouquinho que vicia xD
Ele tem dois tipos de naves, uma sendo bem tradicional e outra bem diferente de qualquer que eu ja vi.
Download

Warning Forever: Esse também é bastante conhecido.

Ele é um shmup onde há apenas o confronto com chefes. Você tem um tempo para completar as fases, se você morre perde tempo e quando passa de fase ganha tempo.
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granizo
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Seg 08 Set 2008, 09:13

Uau! Esse Clean Asia parece muito interessante mesmo.


Outro jogo independente, aliás. Parece que é a tendência da indústria, não? :P
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Giles F. Ahrun
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sex 12 Set 2008, 20:43

granizo escreveu:

Apesar de ter um grave defeito (pros fãs de shmups, ao menos), que era o score máximo muito baixo e fácil de alcançar pro jogadores mais avançados.

Não é que o score máximo era baixo demais.... A pontuação é que era absurda XD

O critério de pontuação é basicamente calculado da seguinte maneira:

[pontos obtidos por acertar um inimigo] x Experiência Atual

Ou seja: Se você tem uma experiência atual de 934.719 e acerta cinco inimigos valendo 500 pontos sem pegar nenhum cubo. O resultado seria 2.336.797.500
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granizo
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Dom 14 Set 2008, 01:21

Sy, mas se o "teto" fosse mais alto não teria problema. Tanto que consertaram isso na versão de DC.

Mas quem diabos joga DC? :P


Aliás, esse lance todo me lembrou do Dodonpachi Dai Fukkatsu.
Ainda no primeiro mês de jogo, um sujeito já tinha conseguido atingir o score máximo, e ainda na segunda fase do 1° loop. Não bastando isso, o novo Hibachi era uma piada.

Os japoneses ficaram putos... Laughing
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Bini
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Dom 14 Set 2008, 12:47

É, assim não tem graça xD

Ba, agora to procurando jogar shmups de consoles, to voltando aos meus tempos de 6-7 anos e to jogando SonicWings xD
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Seg 15 Set 2008, 23:53

Ooohh... Bons tempos! Very Happy
Eu costumava jogar os jogos dessa série com um amigo meu num arcade aqui perto. Infelizmente, o arcade fechou, e ficamos orfãos. :(

Falando em séries antigas, alguém viu sobre o novo Thunder Force?
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qui 25 Set 2008, 22:39

Tem Sonic Wings (Aero Fighters) no arcade lah da vivência de onde eu estudo =D
alias tem Twinkle Star Sprites tbm...
GigaWing...
=DDDDDDD


granizo escreveu:
Começando com o já citado Mars Matrix:

- O jogo utiliza apenas um botão para todas as funções - atirar, usar bomba, capturar balas e disparar o canhão especial da nave.
- Sua nave não "tromba" com os inimigos. Suas únicas preocupações durante todo o jogo são as balas, o que te dá uma liberdade de movimento muito maior que os outros jogos por aí.
- Sua nave "sobe de nível" de acordo com sua pontuação, tornando um score bom algo muito mais interessante.
- Sua nave possui uma função especial de capturar as balas do inimigo para arremessá-las de volta, o que também transforma-as em pontos.
puts, eu tava querendo ver esse jogo, mas...

- mesmo botão p/ 3 funções...
por mim isso só faz o jogo ficar com jogabilidade + difícil, e não acho esse tipo de "difícil" uma coisa boa =/ Por isso q gosto mto de touhou e do botão de foco.

- +pontuação = melhor nave
por causa disso o jogo Não pode ter um sistema de pontuação bom =/ pq ele tem q garantir q vc não é obrigado a fzr coisas insanamente suicidas pra conseguir mtos pontos.
Eu sou fã do +pontos = +vidas, à la EoSD, soh q não +pontos=+poder...

- capturar balas e arremessar no inimigo, e isso dá + pontos q matar do jeito normal
puts, não gostei de GigaWing justamente por causa de uma função parecida "reflect force"... faz o jogo ficar Muito baseado em memorização, pq basicamente vc tem q desviar das rajadas desviáveis, e refletir as qse impossíveis. Então, vc tem q saber qdo vão vir as + difíceis, ou vc vai ter q usar uma bomba. Outra coisa, eh q vc tem q saber as horas chaves pra usar isso e ganhar mtos pontos, isso combinado com o +pontos=+poder... =/ eu acho q quebra o jogo


bom, tudo isso q eu tou falando, ainda não joguei o jogo pra ver como ele eh, pode ser q ele equilibra mto bem td isso e passa por cima desses problemas, soh q não me deu uma impressão mto boa =/

Biinii escreveu:
Warning Forever: Esse também é bastante conhecido.

Ele é um shmup onde há apenas o confronto com chefes. Você tem um tempo para completar as fases, se você morre perde tempo e quando passa de fase ganha tempo.
Download

A coisa + legal do Warning forever eh q o jogo eh super rápido, e o chefão vai melhorando justo no q vai te atrapalhar + =P, então vc tem q ser bom em tudo
se ele ver q vc streama mto bem, ele se enche de canhões
se ele ver q vc se mexe mto, ele começa a fzr lasers em braços móveis
se ele ver q akele monte de balas não eh suficiente pra te matar, ele aumenta a capacidade maxima de armas ativas dele
etc... xD

e.... Warning Forever tem focus!!!!!
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granizo
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 27 Set 2008, 15:25

Mas o sistema de um botão só funciona muito bem. Falando assim, parece que é uma coisa meio desengonçada, mas é perfeito. Tipo, já jogou River City Ransom? É bem próximo em conceito.
E o negócio de decorar, bem... Todo shmup tem esse elemento de memorização de estágios e padrões. =P
Sério, o Mars Matrix é muito bem feito. Dá uma chance pra ele. :(

brocoli escreveu:
Tem Sonic Wings (Aero Fighters) no arcade lah da vivência de onde eu estudo =D
alias tem Twinkle Star Sprites tbm...
GigaWing...
=DDDDDDD
Nice! O.O
Hoje em dia quase só se vê aquelas máquinas de MAME, algum KoF ou Tekken, e máquinas de tiro e corrida nos arcades por aí. Um Mushihime Sama ou um Senko no Ronde que é bom, nada... u.u
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qua 01 Out 2008, 12:40

granizo escreveu:

Hoje em dia quase só se vê aquelas máquinas de MAME, algum KoF ou Tekken, e máquinas de tiro e corrida nos arcades por aí. Um Mushihime Sama ou um Senko no Ronde que é bom, nada... u.u


Isso por que uma máquina dessas custa caro demais... -.-

E também acho que nenhum ocidental seria louco de torrar uma fortuna para jogar um jogo difícil como este... Só quem gosta mesmo de Danmakus como nós. XD
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granizo
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qua 01 Out 2008, 13:10

A máquina em si não é tão absurdamente cara. Eu conhecia alguns sites que vendiam, inclusive. Mas tem mais uns rolos aí com importação e outras coisas que encarecem, fora que, entre comprar uma máquina dessas, que vai ter pouco público, ou pegar um KoF velho com a DiverBrás, qual tem melhor custo-benefício? Por isso os arcades daqui tão nessa triste decadência. =(

Já no Japão, é outra história...
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qua 01 Out 2008, 19:17

Alguem aqui já jogou Einhander pro PS1?
É um shmup violento! Muito dificil mas extremamente viciante. Pena que se fala pouco sobre o jogo.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qua 01 Out 2008, 21:28

Einhander? eu já joguei sim... só uma vez....

Heh e eu me lembro que algum mané postou um suposto vídeo de Zweihander (ou ainda Einhander 2) no You Tube. Mas era apenas um trote boçal...


Radio Zonde é um jogo de nave Danmaku que pode não ser um Muishihime Sama, mas sua alta dificuldade assusta qualquer um. Você pode escolher entre 7 personagens (sendo que apenas duas ficam visíveis na tela de seleção de personagens) e poderá escolher livremente as fases do jogo.

Radio Zonde não perdoa... Não mesmo. Mesmo levando em consideração que sua nave tem um escudo (que se recarrega com o tempo, pegando itens, ou fazendo Grazing). eu duvido que você consiga matar o primeiro chefão com menos de 10 vidas (com os personagens principais que tem vida infinita. os outros perosnagens tem apenas 3 vidas mas você, claro, pode ganhar umas extras).

No vídeo a seguir mostra um verdadeiro viciado neste jogo ownando o primeiro chefão.

Radio Zonde pode ser encontrado no DoujinStyle.

www.youtube.com/watch?v=n1fuaWKB-nI
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qua 01 Out 2008, 22:08

Radio Zonde consegue ser mais dificil do que o nosso jogo de lolis overpowereds? XD
parece ser beeeeeeem dificil O.O
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Qui 02 Out 2008, 08:38

Bem, a série Touhou não é particularmente difícil em comparação com outros manic shooters aí fora. Tipo, ESPGaluda é mais difícil de terminar que todos os Touhous que joguei, e é considerado o jogo mais fácil da Cave. Surprised
Ahrun escreveu:
Radio Zonde é um jogo de nave Danmaku que pode não ser um Muishihime Sama, mas sua alta dificuldade assusta qualquer um. Você pode escolher entre 7 personagens (sendo que apenas duas ficam visíveis na tela de seleção de personagens) e poderá escolher livremente as fases do jogo.

Radio Zonde não perdoa... Não mesmo. Mesmo levando em consideração que sua nave tem um escudo (que se recarrega com o tempo, pegando itens, ou fazendo Grazing). eu duvido que você consiga matar o primeiro chefão com menos de 10 vidas (com os personagens principais que tem vida infinita. os outros perosnagens tem apenas 3 vidas mas você, claro, pode ganhar umas extras).
Esse Radio Zonde parece bem interessante. O sujeito que criou isso aí obviamente é um fã da Cave e da 8ting/Raizing, pelos padrões de tiro.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 11 Out 2008, 14:29

Seihou Shuusou Gyoku

Este jogo com certeza alguém já viu umas fotos dele num site de SHMUPS mas com certeza não se deu ao trabalho de baixar por causa dos gráficos bem 8 bits.

Acho que se você é um fã de Touhou, você deveria baixar este jogo. Principalmente porque ZUN colaborou com as músicas. Outro detalhe é que Marisa e Reimu aparecem como chefonas na fase Extra do jogo.



Este jogo também pode ser encontrado no Doujin Style. Na mesma página do download você pode encontrar um link opcional com o Extra já destravado (que pode ser aberto bastando que você complete o jogo no Normal (com ou sem continues)).

http://www.doujinstyle.com/doujinsoft/seihoushuusougyoku.php
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 11 Out 2008, 23:13

Opa...

Não sei por quê até hoje não baixei este jogo. >.<
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sex 17 Out 2008, 08:50

Melhor baixar logo, antes que tirem as coisas do Doujin Style do ar.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sex 17 Out 2008, 17:48

provavelmente o DoujinStyle não sai do ar
o q vai acontece é vão ter que usar um servidor gratis (.net?) então os downloads não vão ser mais por link direto, vão ser em servidores tipo rapidshare, badongo, turbo, etc...
foi o que eu entendi =P
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 18 Out 2008, 09:49

Se botarem os arquivos para o Megaupload, eu to ferrado... (perdi 1 giga de musica de Touhou por conta de um possível virus e agora tô tentando baixar eles de novo :| )
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 18 Out 2008, 15:47

Erunno escreveu:
provavelmente o DoujinStyle não sai do ar
o q vai acontece é vão ter que usar um servidor gratis (.net?) então os downloads não vão ser mais por link direto, vão ser em servidores tipo rapidshare, badongo, turbo, etc...
foi o que eu entendi =P
É isso mesmo, pelo que o Holy escreveu lá. Mas esses sites tipo Rapidshare sempre tem umas frescuras na hora de baixar. Não vai mais ser tão prático quanto é agora. silent

Eu tou aproveitando enquanto ainda dá e baixando todos os jogos da Touhou que faltam.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sab 18 Out 2008, 16:18

Eu até gosto do rapidshare...

Eu me lembro que os caras fizeram uma espécie de promoção chamado Happy Hour em que os usuários que não eram registrados podeiam baixar arquivos sem ter que esperar alguns segundos para poder baixar o arquivo... XD
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Sex 14 Nov 2008, 20:38

Antes de qualquer coisa, desculpem o double post mas tinha que ressucitar o tópico de alguma forma XD


Essa é apra aquels que gostam de um jogo de nave no estilo Cave: Blue Wish Ressurrection

O jogo é grátis e está disponível no próprio site do autor, X.X.
Se bem que você pode encontrar o jogo no Doujinstyle. Existe uma versão alternativa chamada BLue Wish Ressurrection Plus.

Video da segunda fase. A música não é original do jogo.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Dom 16 Nov 2008, 01:20

o.o mto bom o jogo. Very Happy

baixando o ressurrection plus...

tava lembrando de um jogo do Dreamcast chamado Ikaruga... é um shmup mto bom e dificil. Smile que se baseia nas cores da nave...

Nave Branca: absorve tiros brancos transformando-os em bomba
Nave Preta:absorve tiros pretos transformando-os em bomba

vejam o video: 5 fase modo Hard
http://www.youtube.com/watch?v=EGNSdcy-apU

agora voltando aos jogos antigos, alguem lembra de Strikers 1945 pro PS1 ??

é bem dificil e viciante tbm.
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MensagemAssunto: Re: Tópico sobre shmups   Dom 16 Nov 2008, 11:40

Eu conheço dois jogos clone de Ikaruga para PC. RS6 (um jogo tosko que tenta inovar adicionando mais uma cor aos tiros) e o jogo eXceed 2nd Vampire (este um jogo comercial).

Agora um jogo simples: Reincarnation



O jogo consiste em uma única fase em que você vai atirando contra tudo e todos. A medida em que você vai sobrevivendo, os tiros inimigos ficam cada vez mais rápidos e numerosos. Algumas pessoas consideram o jogo como um "portal de entrada" para os jogos danmaku...

http://www.f5.dion.ne.jp/~jyujika/reincarnation_0_3.zip

http://www.h3.dion.ne.jp/~jyujika/reincarnation_0_51a.zip

Atualmente acho aversão 0.3 melhor apesar de ter novos inimigos na versão 0.51a

E curioso como um jogo de nave pode ter um título tão místico. :P
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