Compartilhe | 

Cena atual de jogos - competitivo x casual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
brocoli
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1684
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Dom 06 Dez 2009, 19:00

discussão começada no chat:
Código:
[19:44:44] granizo says:
Random:
How to make a successful game nowadays
1. Listen to both competitive scene and casuals
2. Realize the former is but a small percentile of the playerbase and hence not worth considering too much
3. ???
4. Profit

[Advertisement] Play for free!Most pop web game! Click and login in now! http://go.groups.im/m/play
[19:45:02] brocoli says:
lulza
[19:45:09] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
lulz
[19:45:19] granizo says:
Eu riria também...
[19:45:23] Shao says:
uh
[19:45:28] brocoli says:
a vdd os kras competitivos fazem uma boa parte na propaganda do jogo... então eles são importantes sim
[19:45:31] granizo says:
...mas é verdadeiro demais pra ser engraçado. Ç_Ç
[19:45:31] Brook says:
Aka
[19:45:33] Shao says:
archetype earth
[19:45:35] Brook says:
tu morreu?
[19:46:06] brocoli says:
agora, pra jogos tipo super smash que tem uma puta propaganda de qqr forma, acho q o N não se preocupa mto.. =/
[19:46:30] granizo says:
Qualquer jogo comercial é assim, infelizmente.

[anúncio] Você joga com milhões de jogadores verdadeiros num mundo antigo e persistente
http://go.groups.im/m/pgame2
[19:46:58] granizo says:
Simplifique o jogo até ser uma merda pros casuais gostarem, e só eles gostarão.
[19:47:20] Shao says:
é o que acabou acontecendo com SWR
[19:47:22] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
"Só" eles?
[19:47:27] granizo says:
Exato, Shao.
[19:47:29] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
Eles são maioria. D:
[19:47:35] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
Infelizmente. .-.
[19:47:42] brocoli says:
engraçado... tou com 150ms de ping contra o hendy, mas ta dando mto lag =/
[19:47:43] granizo says:
Vide como FPSs estão seguindo essa tendência, graças aos semelhantes de Halo, Killzone, e etcs.
[19:48:06] Shao says:
os jogos estão tendendo cada vez mais pro casual
[19:48:10] granizo says:
Infelizmente.
[19:48:16] granizo says:
Espero que isso seja temporário.
[19:48:20] brocoli says:
c/ ctz eh
[19:48:27] brocoli says:
daqui a pouco chega Starcraft 2
[19:48:41] brocoli says:
vai dar uma boa aquecida em jogos competitivos (eu espero)
[19:48:41] granizo says:
Que depois de passar essa moda de "videogames são legais!!11!!" tudo volte ao normal.

[ad]Play for free! call your friends to join in!
http://go.groups.im/m/game
[19:48:45] granizo says:
Mas não boto muita fé.
[19:48:56] Shao says:
sim
[19:49:02] granizo says:
Creio que vamos depender cada vez mais de jogos indepentes.
[19:49:13] Shao says:
videogame já tá meio mainstream
[19:49:16] granizo says:
Mesmo o TF seguiu esse rumo escroto.
[19:49:22] brocoli says:
sei lah granizo
acho normal que com essa popularização toda, vai ter mais gente jogando jogos desde mais novo e dai vai gerar uma nova geração de jogadores competitivos
[19:49:38] Shao says:
nah, esse pessoal não quer nada com nada
[19:49:51] brocoli says:
nao tou falando desse pessoal
[19:49:54] granizo says:
Nah, essa galera vai crescer com jogos já ruins, brocoli.
[19:49:57] brocoli says:
tou falando dos filhos desse pessoal lol
[19:50:15] brocoli says:
skill em videogames em geral eh um troço q existe
[19:50:26] granizo says:
Se na nossa geração, que cresceu com jogos de arcade, tem muita gente que é "casual", imagina agora?
[19:50:48] brocoli says:
bom
[19:50:52] granizo says:
Aliás, acho ridícula essa definição. "Casuais".
[19:50:56] brocoli says:
qtas pessoas cresceram com jogo em arcade?
[19:51:05] granizo says:
Se você é definido assim, é que não é um jogador pra começar.
[19:51:17] brocoli says:
por mim mto poucas
[19:51:20] Shao says:
é
[19:51:20] Akadsuki - Procurando uma novel Interessante says:
back
[19:51:26] Akadsuki - Procurando uma novel Interessante says:
mal, tive que troca uma nota de 50
[19:51:27] Akadsuki - Procurando uma novel Interessante says:
¬¬
[19:51:32] Shao says:
a nossa geração tem raizes no arcade
[19:51:32] Brook says:
lol
[19:51:33] granizo says:
Todos nós? Quem tinha um NES, ou um Master, ou um Atari, ou acesso à um botequinho com SF2?
[19:51:39] Shao says:
e é por isso que essa tradição vive até hoje
[19:51:43] granizo says:
Quando os jogos eram desafiadores?
[19:51:45] granizo says:
Sabe?
[19:51:51] brocoli says:
a qtidade de gente que tem conhecendo videogames hj em dia eh mto maior
por mais que proporcionalmente apareça menos gente, em número acho que vai ter mais
[19:51:53] Shao says:
naquela época era muito diferente, claro
[19:52:01] Shao says:
porque a informação corria muito mais lentamente
[19:52:06] granizo says:
Sim.
[19:52:08] Shao says:
tinhamos as 'estratégias secretas' e afins
[19:52:12] brocoli says:
puts
eu pelo menos não cresci com arcade lol
[19:52:20] Shao says:
o que hoje em dia não é possível
[19:52:26] granizo says:
Mas você tinha um NES pelo menos?
[19:52:29] brocoli says:
o 1o jogo um pouco mais difícil que fui jogar foi GunZ
[19:52:35] brocoli says:
nem
[19:52:39] brocoli says:
tinha um super nintendo
[19:52:42] Shao says:
mas foi assim que nasceu fighting competitivo
[19:52:42] brocoli says:
com DKC3
[19:52:54] granizo says:
Putz.
[19:53:00] granizo says:
SNES foi o começo do fim, pra mim.
[19:53:03] Shao says:
esse é o problema de muitos jogadores old school, por sinal
[19:53:08] Shao says:
eles acham que continuam na era do arcade
[19:53:14] granizo says:
Foi oprimeiro console famoso a se afastar das raízes do arcade.
[19:53:20] brocoli says:
ah kra
[19:53:21] brocoli says:
ate ai
[19:53:24] brocoli says:
o NES foi assim tbm
[19:53:27] granizo says:
O Megadrive pelo menos manteve o foco.
[19:53:28] granizo says:
Nope.
[19:53:34] granizo says:
O NES tinha jogos desafiadores.
[19:53:43] brocoli says:
e vai falar que super nes nao tinha?
[19:53:49] brocoli says:
zera Smash TV
[19:53:56] granizo says:
Os jogos de SNES eram, na maior parte, jrpgs e outras merdas fáceis.
[19:54:01] granizo says:
Smash TV era de arcade, originalmente.
[19:54:19] Shao says:
bom, isso é verdade
[19:54:23] Shao says:
mas até mesmo no SNES
[19:54:31] granizo says:
Bem, isso vai virar assunto pra tópico no fórum. =P
[19:54:32] Shao says:
havia muito mais jogos desafiadores
[19:54:37] Shao says:
do que hoje em dia
[19:54:39] brocoli says:
e o 64 tem SUPERMAN 54
[19:54:39] granizo says:
Me empolguei, mas preciso sair daqui a pouco.
[19:54:44] granizo says:
HUAHAUHAUHAUHAUHAU!
[19:54:45] brocoli says:
*64 lol
[19:54:54] brocoli says:
64 eh que eh um consle tosco
[19:54:57] granizo says:
Jogo do Supaman, saiu algum que presta?
[19:55:04] granizo says:
Tipo, algum dia?
[19:55:08] Shao says:
hoje em dia
[19:55:08] brocoli says:
ainda o supersmash do 64 era decente
[19:55:15] Shao says:
você olha a review de alguns jogos
[19:55:18] Shao says:
em sites famosos
[19:55:18] brocoli says:
mas acho q eh o unico jogo
[19:55:27] Shao says:
e eles citam a dificuldade como um CONTRA
[19:55:32] granizo says:
Né?
[19:55:37] brocoli says:
shao, isso eh do tempo do 64 tbm
[19:55:39] granizo says:
Game reviewers não sabem de merda alguma.
[19:55:45] Shao says:
sim
[19:55:47] granizo says:
Parece que o pov começou a jogar no PS1.

[anúncio] Não é necessário baixar o Travian, pois o jogo pode ser jogado diretamente.
http://go.groups.im/m/pgame1
[19:55:49] Shao says:
http://r.groupsim.com/rd?www.gamespot.com%2Fwii%2Frpg%2Ffireemblem%2Freview.html
[19:55:51] brocoli says:
lembro que na época comecei a me interessar por reviews
[19:55:51] Shao says:
olha isso, por exemplo
[19:55:52] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
OK OK.
[19:55:54] Shao says:
deram 6 pra Fire Emblem
[19:55:55] brocoli says:
e achava isso o fim da picada
[19:55:59] Shao says:
porque é difícil
[19:55:59] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
Mriem um tópico no fórum.
[19:56:03] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
Criem*
[19:56:06] fallensoul: bati meu próprio highscore em Phantasm, parabéns pra mim says:
Nau.

discussion... スタート!!!

Species: Johnny/Spike player
Occupation: Stalking Convidado

TouhouWiki Pt
HTS palette editor
Desafio Danmaku!
Ver perfil do usuário
granizo
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 1267
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Seg 07 Dez 2009, 01:26

Ok, vamos lá...

Meus pontos:

- Os jogos estão cada vez mais fáceis, até o ponto em que coisas que não são jogos de verdade serem considerados títulos importantes para certas plataformas (Brain Age, Wii Fit, e outras tranqueiras).

- Considerando que grande parte do público ainda é composto por gente que cresceu na era de ouro dos jogos eletrônicos, quando os arcades eram a norma e os jogos eram, quase sem exceção, desafiadores, e mesmo assim grande parte desse público aceita jogos cada vez mais fáceis, é de se esperar que a situação fique ainda pior daqui uma década ou mais, quando o povo que cresceu com esses jogos "easy mode" for a maioria esmagadora do público.

- Se é mais fácil vender jogos sem desafio que dependam de alguma coisa secundária estúpida (vide a maior parte dos jogos de Wii e DS, ou as plataformas em si, se preferir), qual o incentivo que as fabricantes tem de desenvolver jogos mais difíceis? Lembro de ter lido alguém comentando que shmups no Japão, hoje em dia, são um sinal de que a companhia está muito em financeiramente, pois pode se dar ao luxo de lançar um jogo desses. Acho que foi de alguém da Cave ou da Sega, se for o caso posso buscar depois. Em outras palavras: mais fácil e barato lançar um Wii Sports novo com o Mario na capa pra vender bastante, não? A maior parte do povo não tem discernimento pra dizer que aquilo é um lixo, e a minoria que tem fica cada vez mais rara.

- Ao meu ver, jogadores de verdade, como os que gostam de Touhou, shooters da Cave, jogos de luta mais sérios, e etc, vão depender cada vez mais de companhias pequenas ou desenvolvedores independentes.

É uma visão um pouco triste do futuro da indústria, mas infelizmente, tudo me leva a crer nisso.
Ver perfil do usuário
Yami+suki
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 725
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Seg 07 Dez 2009, 03:10

Hmm....vejamos, n entendo muuuuito de jogos...

1- Mas na questão de público, o capitalismo visa o lucro, logo ele procura vender fazer um produto q tenha uma boa demanda, e graaande maioria, especialmente hj em dia, nem tem mt tempo pra jogar jogar e jogar até ficar pró...só quer jogar pra se divertir e se desestressar, até pq visando as pessoas da antiga geração, ele começam a fazer jogos mais interativos para essas pessoas, e suas familias, logo a finalidade n é desafio, a maioria só busca diversão e para q o maior número possível de pessoas tenham interrese em jogar.

2- Na era da informação dificilmente um tipo de cultura é extinta, logo os jogos hard vão sempre sobreviver, nem q por desenvolvedores independentes, mas tudo é uma tendência...em algum momento provavelmente n tão distante ressurgira o interesse por jogos com um nível mais desafiador, pois os mais simples perderão a graça, e ai começa td de novo... tendências são uma senóide infinita na minha opinião, n há pq criar tempestade =x~
Ver perfil do usuário
brocoli
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1684
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Seg 07 Dez 2009, 13:10

e qual o problema de ter desenvolvedores independentes fzendo os jogos?
(lol ZUN)

os jogos ficarem cada vez mais fáceis por mim não é de hoje, é uma tendencia do NES pra frente, mas mesmo assim tem mto jogo difícil sendo feito por aí
acontece que antes só tinha jogos difíceis, ou jogos fáceis demais. E o arcade também ajudava muito a fazer os jogos mais difíceis serem conhecidos, mas desde o 64 já era a norma que os jogos bons não são os que têm mais publicidade.

Species: Johnny/Spike player
Occupation: Stalking Convidado

TouhouWiki Pt
HTS palette editor
Desafio Danmaku!
Ver perfil do usuário
HeavenHorizon
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 342
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Seg 07 Dez 2009, 20:18

Vocês estão esquecendo da Fake Difficulty. Jogos de arcade foram feitos para serem realmente difíceis, para que os jogadores perdessem mais e gastassem mais dinheiro. E obviamente não há isso com consoles.

Também, se há pessoas que gostam de jogos difíceis, haverão empresas e grupos que os criarão. Afinal, vale mais ter montes de pessoas gostando um pouco do seu produto, ou poucas realmente gostando dele? Opiniões variam, mas é claro que no segundo caso os fans serão bem mais "fiéis" que no primeiro. Aí depende de cada grupo ou empresa escolher o que é melhor para si.
Ver perfil do usuário
Yami+suki
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 725
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Seg 07 Dez 2009, 22:06

Jogos de luta do arcade...aquilo era realmente insano, lembro me quando tentei zerar KOF 94, ou 95 na casa de um colega e o cpu usava um contra golpe perfeito instantaneamente ao vc tocar no comando...tirando q tinha o sub-boss q acho q era o pai do Kyo q já ownava meu time td e depois continuava com a msm hp contra o Omega Rugal lolz...fiquei a noite da festa td tentando vencer e desisti, aquilo é invencível = =' *rage quit*
Ver perfil do usuário
NeverSleep
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 878
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Ter 08 Dez 2009, 00:12

AI broken não conta...

Tem jogo que é díficil MESMO, a la touhou, que são possíveis mas requerem muita prática.

Esse negócio de games casuais e competitivos é meio relativo, pegar como exemplo um game como SSBB, o jogo é voltado para ambos, só que alguem que treine para jogar competitivamente, saiba as regras de torneios, pratique com frequência provavelmente irá jogar muito melhor que um cara que joga nos finais de semana apenas pra passar o tempo.

Isso se aplica a outros jogos também, principalmente shooters, avistar alvos, reflexos, mirar rápido, saber jogar granadas, etc... são coisas que todos podem adquirir com o tempo, mesmo assim, as dificuldades mais elevadas do jogo requerem certa habilidade e jogar no modo multiplayer com certeza quem tiver mais habilidade sairá na vantagem numa partida.

Claro que temos jogos tipo Nintendo Dogz e Wario Ware que são voltados totalmente para um público menos dedicado a ficar jogando por horas a fio, mas esse jogos são minoria, e no geral os jogos diminuiram a dificuldade para se tornar acessível a um público maior. E alguns deles vem com uma dificuldade superior para quem realmente está interessado em desafios adicionais. (exemplo: MGS4 é um jogo fácil nas dificuldades normais, razoavel no Hard, mas jogar no Extreme requer um pouco de planejamento, conhecimento e muita... mas muita paciência...)
Ver perfil do usuário
Ouroboros
Membro
Membro

Número de Mensagens : 66
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Ter 08 Dez 2009, 16:56

Eu acho q a competitividade dos jogos de atualidade não depende só da dificuldade do próprio jogo, mas sim da maneira q vc joga. (Ex: virar um Ace Combat 5 jogando normalmente é fácil, mas virar no modo Ace usando a pior caça e sem usar missile não é pra qualquer um). E como os jogos mais recentes são poligonais (mais "liberdade" nos movimentos dos chars) fica mais difícil de "decorar" o movimento, como podíamos fazer com os jogos antigos q eram tudo 2D.

E uma coisa q percebi é q os jogos antigos q eu achava ser mais dificeis do q os jogos mais recentes, não eram tão dificeis como eu imaginava ser. Mês passado joguei denovo o Ninja Gaiden do NES (pra matar saudade lol) e consegui chegar até a última fase sem morrer nenhuma vez lol, coisa q era impossível qdo eu era criança.
Ver perfil do usuário
Neotank
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 752
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Qua 09 Dez 2009, 23:32

Hoje em dia as pessoas só se importam com gráficos e cagam pra jogabilidade.
Fato.
Ver perfil do usuário
NeverSleep
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 878
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Qua 09 Dez 2009, 23:46

Aí você está falando daqueles jogos baseados em filmes que geralmente saem no máximo 2 semanas depois do filme ser lançado, enfim, não tem tantos jogos horríveis assim fora desse âmbito em algum console que não seja da nintendo...
Ver perfil do usuário
Neotank
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 752
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Qua 09 Dez 2009, 23:51

Realmente o wii/ds tem uma tonelada de jogos randons :/
Ver perfil do usuário
Mordon
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 305
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Sex 11 Dez 2009, 07:18

minha opiniao é.. voces exageram demais. é obvio q os jogos ficarão cada vez mais faceis pq o numero de pessoas q jogam aumenta a cada dia. antigamente os "adultos" (pq na epoca só quem jogava era gente jovem) zuavam quem jogava video game pq achavam q era coisa de criança, pq fazia barulhinho, tinha quadradinhos e bolinhas coloridas, e pra quem nao era hardcore nao tinha graça nenhuma. como os jogos vao ficando mais realistas e mais faceis essas pessoas se interessam mais e conseguem se divertir. particularmente eu apoio a popularizaçao dos jogos e a reduçao da dificuldade, nao só pq sou nerd e quero ter mais pessoas pra jogar, mas pq como a yami disse, essa era uma hora vai passar, e os newfags irao se interessar por coisas mais complexas cedo ou tarde.

quanto a dificuldade, nao é tao grave assim. alguns jogos ainda tem um modo hard, e se isso nao for suficiente, é só ser um pouco criativo e criar seus proprios desafios como o Ouroboros disse. se um fps no very hard é facil, vai só de pistola. se touhou lunatic é facil, nao use focus.

pra jogos de luta tudo bem reclamarem*, mas por mais facil q o jogo seja quem tiver mais skill vai ganhar sempre, e os mais casuais uma hora vao enjoar. *apesar de q eu nunca entendi o motivo de reclamarem q um jogo de luta é facil. se os iniciantes tem mais chance, isso deveria ser bom, ja q tem mais gente pra campeonatos e os profissionais tem um pouco mais de desafio. SWR/UNL por exemplo, dizem q é facil demais e essa é a razao de ser ruim. melty blood é bem mais dificil de fazer combos grandes e tem mais taticas de jogo, mas considero os dois tao divertidos quanto, acho q isso nao é desculpa.

tambem nao concordo com "jogo facil é lixo". mario nao é lixo. isso é questao de gosto, sao poucos os q ainda sao masoquistas e gostam de ficar cinco horas morrendo na mesma parte e repetindo desde a primeira fase só pra conseguir acabar um jogo. eu nunca passei dos chefes q sao 2 monstros gemeos com espadas no DMC3, só pq ter q repetir a fase toda de novo cada vez q morre É UMA MERDA! demora demais pra chegar no boss, ai morro, perco a vontade e dou ragequit + shift delete. esse é um dos motivos q eu nem tento touhou hard mais.. practice stage NAO é suficiente, tinha q ter spell practice em todos os jogos. ou pelo menos boss practice, ja seria de grande ajuda.

god bless emuladores e save states nesse aspecto. salvar a cada 10 segundos perde a graça mesmo, mas eles ajudam pra caralho em reduzir a frustraçao se tu nao abusar.

shit, long post again.
Ver perfil do usuário
granizo
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 1267
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Sex 11 Dez 2009, 13:22

Spoiler:

Problema nenhum. O problema é ficarmos dependentes (lol?) apenas deles. Por mais que se dediquem, raramente os desenvolvedores independentes tem os mesmos recursos que as grandes companhias. Digo, compare o Dodonpachi Doi Ou Jou com o Touhou mais novo, por exemplo: há uma diferença gritante entre o visual dos dois. E geralmente não se limita a isso.

A questão da facilidade ir diminuindo desde o NES... Bem, não concordo muito com isso. Lá ainda se seguia, na maior parte das vezes, o modelo arcade. Mas ao meu ver, a semente do que viria pela frente sem dúvida foi plantada lá, haja visto o tanto de jRPGs que existiam para o console.

Spoiler:

Isso é uma meia-verdade: Os jogos sem dúvida eram feitos para serem difíceis afim de dar lucro aos donos de arcade, mas ao mesmo tempo, não eram feitos para serem "injustos", para não desencorajar os jogadores a continuarem gastando fichas e se tornarem melhores. O problema foi quando a maioria dos jogos tornaram-se findáveis...
Antigamente, antes de nós nascermos (a não ser que haja alguém na casa dos 40 aqui XD), os jogos eram mais na veia de um Space Invaders ou Galaga: você jogava até onde aguentasse, e jogava pelo score e pela diversão. Não tinha essa de usar continues para ver o final do jogo, pois sequer havia um. Porém, quando isso mudou, entrou em questão o credit feed: usar um monte de fichas pra terminar o jogo mesmo que você seja ruim. No japão, como é evidenciado pelos jogos de arcade deles, isso não pegou muito, mas nos EUA... Aí criou-se essa dificuldade falsa, realmente. Jogos que não te dão chance de terminar sem usar mais fichas. E isso ajudou no declínio dos arcades. =/

Spoiler:

1 - Sim, é bem por aí. O mercado não é culpado: o público é.

2 - Isso é também, haja visto a existência desse fórum. XD
Mas o problema é que o público que mais se importa está sendo vai ficar negligenciado. =/

Spoiler:

Sim, mas o jogador só pode se desenvolver até onde o jogo deixar. O Shao provavelmente vai saber melhor que eu, e espero que me corrija se eu estiver errado, mas o exemplo que usou, SSBB, mostra exatamente esse ponto: é uma versão simplificada e diluída do jogo anterior, razão pela qual os jogadores mais "sérios" reclamaram tanto dele. E com a tendência de jogos mais fáceis e simples, sobra menos doce pra quem quer algo sério.

Spoiler:

Ah, isso é verdade: nem sempre nossa memória faz jus à dificuldade/qualidade/etc dos jogos antigos. Mas é inegável que os jogos se tornaram mais fáceis com o passar do tempo.

Spoiler:

Não é bem assim. Antigamente, tinha muito adulto nos arcades. Em muitos era até proibida a entrada de menores depois de certo horário. Os jogos de console tinham mais esse estigma de coisa de criança.

Alguns jogos tem um modo hard, mas raramente isso é competente. Se o jogo já é simples e sem graça por natureza, não é aumentar a quantidade de inimigos na tela/diminuir life/etc que vai consertar. E não é a mesma coisa você ter de ficar inventando coisas pro jogo se tornar mais interessante. Não é nem mesmo a função do jogador consertar alguma coisa errada com o jogo.

E certos jogos tem falhas na dificuldade, sem dúvida. Mas isso não significa que jogos difíceis sejam ruins, nem jogos fáceis. O problema é a predominância dos segundos, considerando que os primeiros podem (e devem) ser superados, e os segundos não podem ser consertados.

Enfim, sorry 'bout this wall of text. Me empolguei. silent
Ver perfil do usuário
Mordon
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 305
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Sex 11 Dez 2009, 18:18

novamente usando "facil" como sinonimo de "ruim" ou "errado" lol. infelizmente a era dos "arcades" já acabou, e os jogos mais faceis predominarão por mais um tempo e para a maioria da populaçao os jogos "errados" sao os dificeis. é como um cara chegar falando q gordas sao as new hawts, ninguem vai dar bola e ainda vao te chamar de louco.

acho q dificuldade e diversao sao duas coisas mto diferentes, e depende demais do estilo de jogo e do jogo em si. tem jogos q sao faceis e divertidos, e se aumentar a dificuldade perdem a graça pq tu morre demais e nao aproveita o jogo. tem jogos q sao divertidos PORQUE sao dificeis, tipo touhou. touhou no easy nao tem muita graça depois q tu termina. e simplicidade tambem nem sempre quer dizer sem graça.
Ver perfil do usuário
HeavenHorizon
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 342
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   Sex 11 Dez 2009, 23:28

NeverSleep escreveu:
Aí você está falando daqueles jogos baseados em filmes que geralmente saem no máximo 2 semanas depois do filme ser lançado, enfim, não tem tantos jogos horríveis assim fora desse âmbito em algum console que não seja da nintendo...

The Problem With Licensed Games.

Desses nem se deve falar; eles podem muito bem ser desconsiderados quando se fala de video-game, ainda mais quando se fala de jogos sérios ou difíceis...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cena atual de jogos - competitivo x casual   

Cena atual de jogos - competitivo x casual
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Jogos] Sanyo - PachiSlot Saint Seiya
» Artigo aberto: Sobre Sprites e Jogos
» Salão de Jogos
» CDZ - Games