Compartilhe | 

A licença ZUN de Obras Doujinshi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Giles F. Ahrun
Membro
Membro

Número de Mensagens : 156
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 09:30

Conteúdo originalmente encontrado no blog de Cardcaptor em http://cardcaptor.moekaku.com/2008/12/14/zuns-doujinshi-license/

Citação :

まず、立体物のイベントの当日版権について。Primeiramente, a licença para uso de figurinos em um dia

[...]

特に、ピンキーストリートなど二重で版権を持っている場合がある為、申請無しではトラブルの元になるからです。 Especialmente porque figuras como Pinky:st requer que você tenha duas licensas, não ser capaz de cumprir a aplicação pode ser uma fonte de problemas.

申請している方と、していないかたが混在する事が一番困ると言う事で、 一応イベントのルールに則り、面倒だと思いますが当日版権の申請を お願いしたいと思います。 Eu estou mais preocupado pelo fato que existe pessoas que applicam e pessoas que não aplicam. Com isso em mente, por favor, sigam as regras do evento, e, embora eu pense isto será uma chateação, porfavor submeta a aplicação.

ただ、余程の事が無い限り、申請を却下したりしないので、儀式として申請するだけして、返事を待たずに製作に取りかかってOKで す。(写真はまだ手付かずならば必須とはしません) Entretanto, desde que nada ruim aconteça, eu não irei rejeitar nenhuma aplicação. Então apenas arquive a aplicação como parte da formalidade, e você pode começar a produção imediatamente sem precisar esperar por minha resposta (uma foto do figurino não é requerida se você não trabalhou nela ainda).

また、当日版権の制度がないイベント(例大祭やコミケなど)の場合は、通常の二次創作のグッズと同じように取り扱って頂いて結構です。 Também para eventos sem licença de um dia como Reitaisai e Comiket, porfavor cuide dos seus items da mesma maneira você trata outros trabalhos derivados.

二つ目、企業グッズに関して。Segundamente, em produtos comerciais (não doujin).

最近、企業が東方の二次創作の物を出すことが多くなっています。Recentemente, a industria produziu mais produtos derivados de Touhou.

これに関しては、基本的に事前に報告して頂き、限られた流通で販売のみ許可する様にしています。 Se tratando deste assunto, basicamente me informe por favor antes da distribuição, e eu iri garantir permissão apenas para vendas em canais de circulação limitadas.

限られた流通とは、同人即売会、同人ショップ及び通販です。つまり、元となるうちのゲームを取り扱える範囲内のみで販売、ということです。 Circulação limitada significa convenções de doujinshi, logas de doujinshi e pedidos pelo correio deitro dos canais meus jogos originais são vendidos.

内容に関しては、各企業の自由です。{{The content is free for each enterprise to choose.}}

今出ているグッズは許可を出していると思いますが、一応そんな方針でお願いします。Eu acho todos os bens comerciais a venda receberam permissão. Mesmo assim, eu gostaria de pediro para todos aderir a esta política.

また、企業ではないサークルさんの二次創作も、同人の流通を越える場所(例えば一般の書店やゲームショップなど)での取扱、宣伝は控えて頂きたいです。 Também, para círculos doujin que não fazem parte da industria, por favor, não faça a venda ou promoção de seus produtos através de canais que excedam a distribuição doujin (por exemplo, logas de livros ou de games)

三つ目、二次創作の商品化について。Terceiramente, sobre comercializando trabalhos derivados.

最近、二次創作物が商業作品に組み込まれる事の抵抗が少なくなっています。昨今の創作スタイルの変化が早く、東方の二次創作に関しても何処までOKかの 明確な基準を設けられないでいます。Recentemente, a resistencia em misturar trabalhos derivados com trabalhos comerciais está diminuindo. Como o estilo de produção está mudando rapidamente hoje em dia, não existe um guia claro de como alguém pode ir com trabalhos derivados de Touhou.

例えば、アレンジ曲を自分の非同人CDに入れたい、ライブで演奏したいなどなら、基本的に出典元を明示して頂ければ問題ないです。Por exemplo, se você quer faze versões arranjadas de músicas Touhou em seu CD não-doujin ou fazer estas canções em eventos, então não h´problema desde que você cite a fonte.

パロディネタやモチーフとして作品に組み込むのも、特に問題はありません。Eu também não tenho problemas com as pessoas fazendo paródias de Touhou ou usando Touhou como um tema.

ただやはり、同人作品をそのまま商業流通に乗せてしまう事はあまり望ましくないので、基本的に許可しません。Entretanto, não quero que pesoas comercializem trabalhos doujins em canais comerciais, então basicamente não garantirei permissão para tais empreendimentos(?)

Cardcaptor escreveu:

Vamos refletir no que ZUN nos permite fazer. Eu diria ele é um santo padroeiro dos fanzineiros ao invés de ser um ditador ou um maníaco por controle. ZUN permite que TODOS OS TIPOS DE CONTEÚDO TOUHOU sejam criados. Sua posição entra em grande contraste com Crypton, que mandou uma carta de parar-e-desistir para um círculo doujin que estava fazendo capas dakamakura de Miku e Rin, ou Shogakukan, que pensou em pensou em processar um círculo doujin que escreveu um doujinshi excelete de Doraemon. Com isso em mente, ZUN é mutio mais generoso do que os criadores ocidentas que não iriam permitir coisas que eles não gostam. Por exemplo, George Lucas reprovou mutios filmes de fãs em 2002, e deu severos avisos para pessoas que fossem fazer fanfics eróticos na década de 80. Qingon e Obiwan não poderiam ter uma história yaoi, mas quem sabe quantas vezes Youmu foi molestada por sua amada Yuyuko-Sama?

Você pode se beneficiar financeiramente com seu trabalho de Touhou embore ele restrinja os canais apenas para lojas e convenções doujinshi e pedidos pelo correio. Você pode dizer que outros criadores de manga permite isso também. Mas quem publicamente diz que está tudo bem fazer dinheiro de doujin como ZUN faz? Se você faz um doujinshi de Naturo, você faz isso sob as graças de Kishimoto e Shuueisha. Eles podem processá-lo a qualquer momento, mas eles não fazem isso por que poderia haver muitos casos para trabalhar. Mas, se sou doujinshi toca na ferida (assim como o doujinshi de Doraemon), então você sentirá sua ira. A propózito, qual foi a reação de ZUN com o anime de Maikaze? Ele apenas pediu que o anime não seje vendido em lojas de livros e/ou animes, e claramente indicar a natureza derivativa do trabalho. De forma alguma ele diz, "Não você não pode fazer isso."

Para colocar esta política me prespectiva, vamos comparar com as licenças da Creative Commons. Entretanto, desde que todas as licenças CC perite cópias literais mas eu acho que ZUN não iria explicitamente permitir as pessoas copiar seus jogos desta meneira. Eu vou limitar a discução para o aspecto de trabalhos derivados. Nesta linha de pensamento, a única coisa que é mais permissiva do que ele é atribuição, que não limita os meios de distribuição. ZUN não demanda as pessoas para licenciar seus trabalhos derivados de qualquer meio particular como Attribution-Share Alike faz. Todos os tipos de trabalho derivados são permitidos, e vender via canais de distribuição doujin é comercialização totalmente desabrochada dele mesmo. (o mercado doujinshi é ENORME, e uma pessoa pode fazer toneladas de dinheiro vendendo doujinshi).

No mais, o direito de cópia de ZUN não é uniforme para todos os tipo de conteúdo. Ele é mais generoso com sua música. Quer botar uma versão arranjada em seu CD comercial? Desde que você notifique isso a ele, vá em frente. Quer cantar elas ao vivo? Vá em frente. Algumas pessoas podem odiar IOSYS vendendo seus CD's de Touhou no Amazon sem pagar nada para ZUN, mas eles estão jogando pelas regras aqui. A "licença musical" de ZUN é comparável com a licença Creative Commons Sampling 1.0, e nós devemos agradecê-lo por oferecer suas músicas para os outros remixá-los tão livremente.

Eu acho que a "licença doujin" de ZUN não é um fardo com alguns clamam.De fato, nós podemos onde ele quer acomodar todas as formas de atividades de fã aqui. ZUN é muito mais permissivo do que muitos criadores por aí, e eu saúdo-o por isso.

Mesmo assim, eu não gosto do prospecto do criador restringir como os outros criadores podem criar e distribuir seus trabalhos derivados. Isto não é um problema com ZUN, mas com a lei de direitos autorais. O que eu espero é aplicar uma licença compulsória aos trabalhos comerciais como manga e anime. Eu vou precisar de tempo para rimunar sobre isso. Talvez seje uma má idéia. Talvez eu escreva sobre isso no futuro.

Última edição por Ahrun em Dom 04 Jan 2009, 12:17, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Bini
Admin
Admin

Número de Mensagens : 712
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 11:56

Só resta esperar que ninguém cruze a linha do aceitável pelo ZUN. Seria bem chato se ele viesse a tomar alguma medida.
Ver perfil do usuário http://touhoubrasil.forum5.info
suricate que te bate
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1472
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 12:09

Mas sempre vão existir pessoas com falta de bom senso, Bini xD

Ah, e ZUN = Google Chrome
Ver perfil do usuário
NeverSleep
Membro Veterano
Membro Veterano

Número de Mensagens : 878
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 13:00

Nah, ele deve tar nadando em grana só com a venda de jogos para nem se mover pelo resto.
Ver perfil do usuário
suricate que te bate
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1472
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 13:03

NeverSleep escreveu:
Nah, ele deve tar nadando em grana só com a venda de jogos para nem se mover pelo resto.

Deve torrar tudo em bebidas alcóolicas e qualquer coisa que envolva lolis.
Ver perfil do usuário
Giles F. Ahrun
Membro
Membro

Número de Mensagens : 156
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Dom 04 Jan 2009, 14:54

Com cerveja!! Digo... Certeza!!
Ver perfil do usuário
Kaizo
Membro
Membro

Número de Mensagens : 30
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Qua 26 Ago 2009, 13:19

Djaga escreveu:
Mas sempre vão existir pessoas com falta de bom senso, Bini xD

Ah, e ZUN = Google Chrome

Com certeza, sempre tem alguém que extrapola, abusa da nobreza do ZUN.
Ver perfil do usuário
brocoli
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1684
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Qua 26 Ago 2009, 16:59

falam q nessa foto ele tah com uma roupa q parece a da Aya...

...

...

mais ou menos lol

Species: Johnny/Spike player
Occupation: Stalking Convidado

TouhouWiki Pt
HTS palette editor
Desafio Danmaku!
Ver perfil do usuário
Reise
Membro
Membro

Número de Mensagens : 173
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Qua 26 Ago 2009, 18:09

brocoli escreveu:
falam q nessa foto ele tah com uma roupa q parece a da Aya...

...

...

mais ou menos lol

Sim hauehuehuhaueh

Spoiler:

Ver perfil do usuário
AngeL~*
Membro
Membro

Número de Mensagens : 121
Warn :
0 / 1000 / 100

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   Qui 27 Ago 2009, 14:07

Ri hard ocm a comparação da roupa , aosheaoisheaiohse
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A licença ZUN de Obras Doujinshi   

A licença ZUN de Obras Doujinshi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ENJOUJI Maki - Quais são seus mangás favoritos?
» Permisos deste Forum (licenças)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TouhouBrasil :: Gensokyo :: Geral-
Ir para: